A

Condição de uso da categoria

Obrigatório

Use esta categoria quando há sintomas de um transtorno da comunicação com prejuízo real, abaixo do limiar de qualquer transtorno da comunicação definido, e o clínico opta por não declarar a razão. Inclui situações com informação insuficiente para um diagnóstico mais preciso.

Sintomas da comunicação predominam com prejuízoSintomas característicos de transtorno da comunicação, que causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo social, acadêmico, ocupacional ou em outras áreas importantes, predominam no quadro.
Não preenche transtorno da comunicação específicoO quadro não preenche os critérios completos de nenhum transtorno da comunicação definido (transtorno da linguagem, da fala, da fluência ou da comunicação social).
Clínico opta por não especificar a razãoO clínico opta por não comunicar a razão pela qual a apresentação não preenche os critérios de um transtorno da comunicação específico, inclusive quando falta informação para diagnóstico mais preciso.