A

Condição de uso da categoria

Obrigatório

Use esta categoria quando há sintomas de humor com sofrimento ou prejuízo reais, abaixo do limiar de qualquer transtorno bipolar ou depressivo definido, e em que não é possível decidir entre transtorno bipolar não especificado e transtorno depressivo não especificado (por exemplo, em agitação aguda).

Sintomas de humor predominam com prejuízoSintomas característicos de transtorno de humor, que causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo social, ocupacional ou em outras áreas importantes, predominam no quadro.
Não preenche transtorno bipolar nem depressivoNo momento da avaliação, o quadro não preenche os critérios completos de nenhum transtorno das classes dos transtornos bipolares ou depressivos.
Difícil escolher entre bipolar e depressivoÉ difícil decidir entre transtorno bipolar não especificado e transtorno depressivo não especificado (ex.: agitação aguda em que a polaridade ainda não é clara).