A

Condição de uso da categoria

Obrigatório

Use esta categoria quando há sintomas depressivos com sofrimento ou prejuízo reais, abaixo do limiar de qualquer transtorno depressivo definido e sem ser transtorno de adaptação, e o clínico opta por não declarar a razão. Inclui situações com informação insuficiente para um diagnóstico mais preciso, como atendimentos de emergência.

Sintomas depressivos predominam com prejuízoSintomas característicos de transtorno depressivo, que causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo social, ocupacional ou em outras áreas importantes, predominam no quadro.
Não preenche transtorno depressivo nem adaptaçãoO quadro não preenche os critérios completos de nenhum transtorno da classe dos transtornos depressivos, nem de transtorno de adaptação com humor deprimido ou com ansiedade e humor deprimidos mistos.
Clínico opta por não especificar a razãoO clínico opta por não comunicar a razão pela qual a apresentação não preenche os critérios de um transtorno depressivo específico, inclusive quando falta informação para diagnóstico mais preciso (ex.: contexto de emergência).